top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrêmio Margem de Fotografia

MARCONE SOARES - "REDESCOBRINDO ISOLAMENTOS"

ENSAIO PRÉ-SELECIONADO

PRÊMIO MARGEM DE FOTOGRAFIA 2020



Minibio: Marcone Soares, 22 anos, É artista potiguar não-binário e graduando em artes visuais pela UFRN. Tem como foco em sua produção questões sobre o corpo e gênero, especificamente a formação visual das características agregadas a binaridade de gênero e espaços comuns onde esse corpo transita. Por vezes utiliza o nome Marxine, projeto em performance que desenvolve a 4 anos e que respinga em suas demais produções.


Sobre o ensaio:

"A série fotográfica de autorretratos presente é proposta a partir de uma perspectiva individual de percepção da identidade do corpo atuante e faz parte do projeto em performance "Marxine". As imagens projetadas dialogam com a divergência de lugares onde encaixaram a carne, a privação de um lugar e uma não conformação em pertencimento a um local. Pondo barreiras em algo que é fluido, a figura já se encontra em um espaço em que não cabe.

Há necessidade dos ruídos e falhas que a ordem provoca ao estabelecer o lugar dos corpos. Um bug no sistema corpóreo em aceitação, levantando diversas possibilidades de matrizes aparelhadas com outros milhões de caminhos para mais do que uma bifurcação. Trânsito esse que permite conflito e gera uma impossibilidade de continuar a execução de um programa que presa a fixidez.

Corrói a estrutura falha e lambuza-se no prazer de poder existir. "



bottom of page