top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão Oliveira

Lista: 8 filmes e séries sobre fotografia e criatividade na Netflix

Algumas vezes não tem nada melhor do que assistir a um filme, documentário ou série que seja interessante, não é mesmo? Assistir a filmes nos ajuda a ter referências visuais, pois todo filme tem uma direção de fotografia que se ocupou em produzir cenas visualmente interessantes. Mas, muita vezes, queremos assistir alguma produção audiovisual que fale sobre fotografia como temática principal para aumentarmos nosso repertório cultural e estudar fotografia de uma forma leve e descontraída. A lista que preparamos para vocês busca trazer sugestões de filmes e séries presentes no catálogo da Netflix. A gigante do streaming tem alguns filmes e séries sobre fotografia, imagem e criatividade muito bons em seu catálogo, informação útil pra quem tá com aquela preguiça de procurar títulos na internet para baixar... Nossa lista é feita com base no catálogo da Netflix em Abril de 2020. 1 - "Abstract" (original Netflix)

É uma série-documentário muito divertida e instigante que nos apresenta a cada episódio um tipo diferente de artista/profissional que trabalha com design e imagem. Do fotógrafo ao arquiteto, do design de interiores ao ilustrador, todo episódio vai despertar um interesse e ativar referencias visuais. A série é importante para vermos como a criatividade é fundamental para quem trabalha com arte e design!

2- "Tales by Light" (original Netflix)


Para quem deseja ver de perto como fotógrafos destacados da atualidade atuam, é uma série e tanto! Passando por diversos segmentos da fotografia, a série nos conduz à prática fotográfica de cada autor e nos mostra diversas possibilidades de investigação do mundo a partir da fotografia.



3- "O fotógrafo de mauthausen" (original Netflix)


Uma incrível história de como a fotografia pode ter um papel importante no direito a memória. A história inspirada em acontecimentos reais mostra a resistência de um fotógrafo preso em um dos campos de concentração nazistas e o uso da fotografia como documentação dos horrores cometidos pelo regime autoritário. 4 - "A chegada" (catálogo da Netflix em Abril/20)


É um dos filmes mais importantes para entendermos o que é linguagem. A ficção científica mostra a chegada de naves alienígenas na Terra e como se desenvolve o primeiro contato da humanidade com uma forma de vida extraterrestre. Uma linguista, então, é chamada para que possa estabelecer um canal de comunicação e decifrar as mensagens dos estranhos visitantes. O contexto do filme nos leva a pensar como uma linguagem e seus códigos se estabelecem. Fundamental para consolidarmos o conceito de linguagem fotográfica.

5- Imagem e palavra (catálogo da Netflix em Abril/20)


O cineasta Jean-Luc Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço e o papel da imagem na nossa interpretação do mundo. A produção não linear e que busca ativar os nossos sentidos recebeu o Honorary Palme d'Or no festival de Cannes. 6 - Hondros (catálogo da Netflix Abril/20)

O documentário rememora a trajetória do fotojornalista de guerra Chris Hondros, assassinado durante a cobertura de uma área de conflitos. Interessante para conhecer os limites e riscos da fotografia de guerra.

7 - "Explicando a mente" (original Netflix)


Já imaginou a relação que a imagem estabelece com nossa própria mente? Essa série-documentário não fala sobre fotografia especificamente, mas sem dúvida traz um conteúdo que agrega e muito na nossa produção fotográfica, ao entendermos como nosso cérebro funciona a estímulos. Além disso, é uma série curtinha e super divertida.

8 - "Como o cérebro cria" (catálogo Netflix Abril/20)


O neurociência David Eagleman investiga o processo criativo e como nosso cérebro desenvolve a criatividade. Durante o documentário, diversas possibilidades de ativar nossa criatividade são mostradas. Conteúdo muito instigante para qualquer profissional da área criativa.


#Bonus 9 - "ROMA" (original Netflix)


A gente sabe que o tema da lista são filmes sobre fotografia, não filmes com uma boa fotografia. Mas a produção ganhadora de diversos Oscars em 2019, Roma, tem uma fotografia alucinante. Instigando a gente a perceber a proximidade da linguagem fotográfica com a linguagem cinematográfica. 10 - "Kodacrhome" (original Netflix EUA)


A Netflix lançou em 2018 o filme Kodacrhome em diversos países, mas infelizmente o título não está disponível no catálogo brasileiro do streaming. O filme conta a história, em formato road trip, de um fotógrafo que viaja pelos EUA em busca do último laboratório de revelação de alguns filmes Kodacrhome antigos que ele tinha guardado. Caso tenha interesse em assistir, está disponível na internet. E aí, gostou da lista? Estamos preparando outras listas com mais indicações de conteúdos sobre fotografia, arte e criatividade. Para ficar sempre por dentro das novidades, não esqueça de seguir a gente lá no instagram @margemfotohub ;)


bottom of page