top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrêmio Margem de Fotografia

EVERSON DE ANDRADE - "ONDE O SAMBA TOMOU A CIDADE"

ENSAIO FINALISTA 🏆

PRÊMIO MARGEM DE FOTOGRAFIA 2020




Sobre o autor: "Everson de Andrade é fotógrafo que nasceu em São Paulo em 1989. Filho de um potiguar e uma pernambucana viveu 2/3 de sua vida no Rio Grande do Norte entre as cidades de Vera Cruz, no agreste potiguar, e Parnamirim, região metropolitana de Natal.

Conheceu a fotografia ainda na faculdade de jornalismo em 2009 e desde os primeiros períodos passou a se dedicar ao estudo da fotografia enquanto saber e prática, tendo como ponto de partida o fotojornalismo, mas estudando os diversos campos do pensar fotográfico, desde a fotodocumentação e também como ferramente de construir narrativas ficcionais. Já atuou como freelancer para algumas publicações locais como as revistas Basculho e Bzzz e também atuou em campanhas políticas e trabalhos para o comércio.

Em 2020 finalizou também o curso de design gráfico por meio do qual iniciou seus experimentos na produção de fotozines impressos. Atualmente continua realizando projetos fotográficos."


Sobre o ensaio: “O ensaio 'Onde o samba tomou a cidade' é um trabalho fotográfico que circula nas adjacências do Beco da Lama onde há mais de 10 anos o movimento do samba popular de rua é resistência na cidade e de forma autônoma foi crescendo, criando raízes na cultura e identidade natalense. Em uma das regiões mais populares do centro de Natal tanto os comerciantes locais, como abulantes atuaram economicamente enquanto sambistas periféricos atuaram artisticamente para com muita luta e resistência deram a base para um dos movimentos culturais mais importantes da cidade na atualidade, tanto que em 2019 o movimento tornou-se patrimônio imaterial de Natal. O ensaio apresentado propõe apresentar esse movimento carregado de identidade, nuances da rua, religiosidade, cultura e obviamente, muito samba. Tendo como protagonista a identidade de um povo potiguar."


bottom of page