top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrêmio Margem de Fotografia

BRUNNO MARTINS - "INTERDIÇÃO"

ENSAIO PRÉ-SELECIONADO

PRÊMIO MARGEM DE FOTOGRAFIA 2020





Sobre o autor: "Brunno Martins (30) é um fotógrafo potiguar apaixonado pelas artes cênicas e com vivência no meio artístico. Formado em publicidade e propaganda, encantou-se pelas disciplinas de fotografia que o incentivaram a iniciar sua carreira profissional em 2010. Desde então seu olhar vem se consolidando na cena cultural registrando eventos relevantes no Estado, como o Encontro de Dança Contemporânea, Projeto Conexão Elefante Cultural e o espetáculo Um Presente de Natal promovidos por Diana Fontes. Entre os diversos trabalhos de seu currículo, pode-se destacar o registro fotográfico da turnê da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN), em 2015, no Maine – Estados Unidos. Em 2017 fotografou a Caravana Caixa Cultural do Grupo Estação de Teatro (RN) em Fortaleza (CE). Em 2019 foi o fotógrafo oficial da Orquestra Sinfônica do RN e desde 2018 integra a equipe de registro fotográfico do Fest Bossa & Jazz. Hoje é fotógrafo oficial da Fundação Parnamirim de Cultura."


Sobre o ensaio: "A série fotográfica ""Interdição"" conta a saga de um palhaço, que ao ver seu circo em crise percorre a cidade em busca de outros espaços. Nesta guerra pela sobrevivência, o artista se depara com o caos e percebe que seu problema tem uma proporção ainda maior. Na contramão do que é público, ou seja, um lugar de todos, ele se vê isolado diante do que já está fechado, interditado, em reforma, que não aglomera já faz um tempo. As imagens nos bairros da Ribeira e Alecrim, na praia e no circo revelam um saudosismo de ocupar o palco, assim como a ausência sentida do encontro com o público.

Soterrado de incertezas, a realidade do artista se confunde com a loucura de seu personagem, sua urgência em fazer arte se depara com muros, o vazio e suas questões levadas pelo vento...Agradeço ao ator Rogério Ferraz (palhaço), por emprestar seu talento e generosidade. Ao César Ferrario por ceder o personagem de sua obra ""Guerra, Formigas e Palhaços"" e ao Daniel Torres pelo apoio e consultoria."


bottom of page