Poéticas fotográficas e narrativa visual
O curso possui uma metodologia aplicada da análise de referências fotográficas e leitura coletiva de fotografias enviadas pelos participantes. Serão debatidos temas como: intencionalidade na produção fotográfica, composição fotográfica, narrativa visual, a poética na produção e pós-produção fotográfica. Passaremos por diversos trabalhos de fotógrafos e fotógrafas, sua repercussão e possibilidades a partir de um olhar contemporâneo para a fotografia. A dimensão prática, a partir da experimentação e exercícios de desenvolvimento da linguagem fotográfica.
​
Carga Horária: 12 horas de aula
​
Professor: João Oliveira
​
Turmas Disponíveis
​
Turma 1: Sábados, iniciando dia 04/03 e terminando dia 25/03
Turma 2: a definir
Horário: Das 14h às 18h
​
Taxa de matrícula: R$50,00
Valor do Curso: R$320,00​ - desconto de 15% aplicável para pagamentos à vista
​
Pré-Requisitos
- Não há pré-requisitos para esse curso.
​
Equipamento e material necessário
- Qualquer tipo de câmera fotográfica digital;
obs: incluindo smartphone.
​
​
​
EMENTA DO CURSO
1. O ato fotográfico
1.1 Intencionalidade;
1.2 Processos criativos;
2. Composição e Assunto;
2.1 Referências clássicas;
2.2 Referências contemporâneas;
​
3. A fotografia entre a realidade e a ficção
3.1 Autorretrato;
3.2 Prática orientada;
​
4. Narrativa fotográfica;
4.1."Fotografia em prosa";
4.2 "Fotografia em poema";
4.3 Prosa poética;
4.4 Prática orientada.
​
5. Experimentações visuais
5.1 A fotografia como elemento sensorial
5.2 Construção de narrativa visual e atividade de projeção
​
​
​
​
​
Sobre o ministrante:
​
João Oliveira é um fotógrafo brasileiro nascido em Natal (Rio Grande do Norte), que vê a fotografia como potência de criação de memórias coletivas importantes para toda sociedade. Suas pesquisas giram em torno do desenvolvimento de narrativas críticas sobre a história, o imaginário cultural latinoamericano, relações decoloniais e direitos humanos, tema que aprofundou na sua formação em Direito (UFRN). Atualmente, é mestrando em Antropologia Social, na linha de pesquisa Espaço, Imagens e Tecnologias e integra o Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS/PPGAS/UFRN).
O autor é idealizador do projetos fotográficos "Macau: Sal e Mangue" (2015), "Sem Chão" (2016), "Onde se esqueceu de lembrar" (2017), "Sobre os sonhos que não vemos” (2018), Uberizados (2019), “Manual de quarentena 20.20” (2020), "Entremeados" (2020) e de diversas outras séries e ensaios fotográficos. É reconhecido por premiações e participação em festivais de fotografia como o “V Fórum Latinoamericano de Fotografia / Itaú Cultural” e "Foto em Pauta - Festival de Fotografia de Tiradentes".
Em 2018 fundou o Margem Hub de Fotografia, espaço integrado de fotografia em Natal, que possui como missão o fomento e difusão da fotografia e intercâmbio entre as produções contemporâneas do nordeste brasileiro e outras regiões do Brasil e do Mundo. Hoje, João atua, também, na diretoria do espaço, como coordenador pedagógico e educador visual. No campo do ensino, é professor dos cursos “A fotografia entre a realidade e a ficção”, “Poéticas fotográficas” e “Múltiplas Abordagens Poéticas e autorais em fotografia”, além de ministrar outros cursos livres na escola. Quanto sua atuação na área de produção cultural, foi um dos produtores e idealizadores do “Festival Pela Democracia” (2018), “Fotografia em Debate” (2018-2019), “Galeria Aberta” (2019) e do “Prêmio Margem de Fotografia” (2020).
João também desenvolve ações relacionadas à curadoria e edição. Em sua atuação nesse outro campo do processo artístico, ele desenvolveu a curadoria da exposição “Invisibles” de Andrés Sanchez” (MEX), “Vivo Sertão” de João Maria Alves, “Corpo Desabrigo” do fotógrafo André Chacon e do performer Pablo Vieira, além da exposição/intervenção coletiva “Urbanidades”.