formacaojornadadivulg-2.jpg
formacaojornadadivulg-3.jpg
formacaojornadadivulg-3.jpg
formacaojornadadivulg-3.jpg
Projeto-4.png

Como foi a Jornada Margem de Educação Visual? 

O Projeto "Jornada Margem de Educação Visual" propôs a execução de 3 tipos de atividades formativas, bem como a elaboração de novas obras artísticas a partir de pesquisas a serem organizadas em uma publicação e-book. Essa publicação foi pensada como fruto do primeiro processo formativo, mais continuado, executado no âmbito do projeto, para o qual abriríamos convocatória e os artistas selecionados teriam a oportunidade de vivenciar encontros de orientação para aprofundamento de seus conhecimentos e pesquisas em artes, fotografia e referências visuais.

 

Esta primeira fase da formação se tratava do desenvolvimento de uma micro residência artística online, ou seja, um espaço composto de 12h totais de encontros entre artistas selecionados e curadoria (orientadores) para debates e orientações gerais sobre o aprimoramento e desenvolvimento de novos projetos artísticos. Chamada de "Múltiplas Abordagens Poéticas e Autorais (MAPA)", a micro residência proposta se dividiu entre dois núcleos de orientação e produção para o e-book, o núcleo de Arte Contemporânea, sob a curadoria de Sanzia Pinheiro Barbosa e Sofia Porto Bauchwitz, e o de Fotografia, sob curadoria de João Oliveira.

 

Outra atividade formativa proposta foi a execução de um Webinário sobre fotografia, economia criativa e fazeres artísticos visuais na contemporaneidade. Composto de 4 encontros de 1h30 de duração cada, com diferentes convidados, provocando reflexões próprias sobre temáticas relevantes aos profissionais visuais.

 

A primeira atividade, sobre processo criativo com Sofia Bauchwitz, foi uma apresentação de sua experiência de artista pesquisadora, muito enriquecedora para impulsionar a continuidade do trabalho criativo. Já na fala de João Oliveira, apresenta-se um pouco sobre repertório e teoria para fotógrafos artistas. Na programação com Paula Lima, explorou-se sua vivência com projetos artístico culturais, projetos pela ótica da atividade de produção cultural e pela ótica da produção artísticas, além de toda a importância da cadeia produtiva da economia criativa das Artes visuais, profissionalização e formalização. Já o Mateus Sá apresenta a fotografia enquanto representação poética a partir de suas experiências de vida - mostrando a sua subjetividade a partir de vários de seus premiados projetos. A cada encontro com um dos referidos profissionais, foi falado sobre os cursos que estão com inscrições abertas, que serão por eles ministrados de forma online a partir do Margem Hub de Fotografia, além de ter ocorrido o lançamento do e-book "Múltiplas Abordagens Poéticas e Autorais - 3ª edição”.

Como último tipo de atividade formativa, temos 4 oficinas, que estão co inscrições abertas, ministradas por profissionais com experiência na área criativa da cadeia produtiva da fotografia e das artes visuais.

 

Baixe o catálogo da terceira edição da M.A.P.A:

Ebook MAPA 3 edição.jpg
formacaojornadadivulg-2.jpg