• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 Margem Hub de Fotografia - Natal | Brasil

CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, CURADORIA E MONTAGEM
 O curso está dividido em 3 módulos que se articulam na construção de uma exposição de artes visuais.  No primeiro módulo busca-se oferecer subsídios para melhor compreender a arte contemporânea, através do entendimento dos caminhos e aspectos decisivos da arte produzida desde a década de 1960 até hoje. O segundo módulo discute o papel do curador e sua função no processo de construção de uma exposição e o terceiro módulo constituísse em um exercício de montagem, as obras e o espaços e as diferentes articulações de um mesmo conjunto de obras de arte. Cada módulo possui 9h de duração, divididas em 3 enconstros de 3h cada, uma vez por semana. O curso completo possui uma carga horária de 27h, com 9 encontros de 3h cada. Curso com certificado, emitido quando há, no mínimo, 75% de frequência.
 Carga Horária:  27 horas de aula 
 Professora: Sanzia Pinheiro Barbosa
 Vagas Limitadas: Máximo de 10 pessoas por turma
 Turmas Disponíveis 
Turma 1: Quarta-feira das 14h às 17h, com início dia 25/09/19

 
Valor da Matrícula: R$40,00
Valor do Curso: 
R$480,00 à vista no débito ou dinheiro ou
1x de R$490,00 no crédito à vista ou
parcelado em 2x de R$255,00 ou
parcelado em 3x de R$175,00 
 
EMENTA DO CURSO

MÓDULO I – INTRODUÇÃO A ARTE CONTEMPORÂNEA

1º  DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO;

Mudanças perceptivas; Mudança na condição do artista.

Yves Klein/Grupo Fluxus/Gutai/ Pop Art/ Minimalismo

Cultura: um conceito reacionário

 

2º  ARTE CONCEITUAL E CONCEITUALISMO

Entre conceitos.  O que é o contemporâneo? Arte contemporânea brasileira. Anos  1960/70. Percursos, desvios e desdobramentos.

 

4º  CORPO, GENERO  E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

Corpo/artista/obra

“Arte negra não é moda, não é onda”

Arte e gênero: O debate da produção transversal da diferença

sites e indicações para pesquisas

 

 

MÓDULO II -  CURADORIA

  1. A curadoria como rede, como programa

Curador e seus papeis e responsabilidades

histórias de exposições

  1. Articulações I – esboços de projetos curatoriais

  2. Por dentro de projetos/ouvindo curadores

  3. Articulações II- Apresentações

 

MÓDULO III - MONTAGEM

  1. O espaço e as obras/Conversas entre obras

  2. Tipos de exposições/O suporte: Potencializando as obras e dando corpo a exposição;

  3. Planejamento de uma exposição e etapas para montagem

  4. Exercícios de montagem

SOBRE SANZIA PINHEIRO

Mestre em Ciências Sociais na área de cultura e representações sociais, desenvolveu pesquisa no campo
das artes visuais com foco na produção dos anos 1960/70, especificamente nos arquivos de Falves Silva e
Jota Medeiros. Em 2019 integrou a comissão de seleção do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema
das Artes/ Fortaleza-CE, foi curadora da exposição “Design(io)” de Jota Medeiros e Círculo do Tempo de
Falves Silva, em 2016 no Centro Cultural São Paulo-CCSP. Nesse mesmo ano integrou o Projeto Troca Livre
(Maceió/AL). Foi responsável pela formatação do XV Salão de Artes Visuais de Natal, sendo integrante da
comissão e seleção em 2013. Integrou o comitê curatorial da 5a edição do Programa Rumos Artes Visuais do
Instituto Itaú Cultural de 2011 a 2013. Desde 2005 vem organizando residências, intervenções e exposições
na cidade de Natal. Fundadora Centro Cultural Bólide1050. Vive e trabalha e Natal